Assim como existem diferentes tipos de farmácia, diversos são os tipos de medicamentos comercializados. Abaixo iremos conhecer alguns dos tipos mais comuns.
Medicamentos Manipulados: Consistem em formulações individualizadas, produzidas de acordo com uma prescrição médica. Desta forma, cada medicamento é preparado individualmente, por um profissional habilitado e em um laboratório próprio da farmácia de manipulação buscada. A consistência dos medicamentos manipulados pode variar, indo do sólido (cápsulas) aos semi-sólidos (pomadas, cremes e géis) e líquidos (xaropes). Os medicamentos manipulados se diferenciam dos industrializados pela formulação específica e pela presença do nome do paciente e do prescritor, da descrição da fórmula, da posologia, dos horários indicados para a dose e das datas de formulação e validade na embalagem do produto.
Medicamentos Fitoterápicos: Os medicamentos produzidos com base em componentes vegetais consistem em preparações farmacêuticas diversas, como chás, tinturas, xaropes, pomadas e cápsulas. Os fitoterápicos mais conhecidos são a tintura e o chá. A tintura pode ser um composto de determinada planta utilizado diretamente pelo paciente ou pode ser parte da formulação de outros medicamentos, como pomadas, cremes, géis e xaropes. O chá consiste na extração dos princípios ativos de plantas, através da fervura do vegetal em água. O líquido resultante deverá ser ingerido pelo paciente.
Medicamentos Homeopáticos: Estes medicamentos podem ter origem vegetal, animal ou mineral. Os homeopáticos têm como objetivo estimular o sistema imunológico do indivíduo. Deste modo, os sintomas de desequilíbrio do organismo do paciente podem ser tratados, eliminando qualquer doença que o mesmo apresente. Os medicamentos homeopáticos consistem na diluição dos compostos ativos em doses muito baixas. Com isso, o paciente é tratado a longo prazo, sendo o tratamento relativamente demorado.